quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013



Seresta Figueiredo

SINALIZADOR MATA GAROTO DE 14 ANOS NA BOLÍVIA E POLÍCIA DETÉM CORINTIANOS


SINALIZADOR MATA GAROTO DE 14 ANOS NA BOLÍVIA E POLÍCIA DETÉM CORINTIANOS

garoto 14 anos“G1″
Um torcedor do San José, de apenas 14 anos, morreu após ser atingido por um sinalizador que teria partido da torcida do Corinthians, no estádio Jesús Bermúdez, na noite desta quarta-feira, em jogo válido pela Taça Libertadores da América. As informações são do tenente Cáceres, da polícia local. A diretoria do clube boliviano também confirmou o fato e lamentou o ocorrido logo após a partida. O clima foi de total comoção e revolta.
Natural de Cochabamba, cidade onde o Timão se concentrou para sua estreia na competição continental, o garoto viajou para assistir à partida, foi atingido no olho pelo artefato, liberado nos estádios bolivianos, e chegou a ser levado para o Hospital Obrero, em Oruro, mas não resistiu. Segundo o médico que atendeu o garoto, a morte foi instantânea.
torcida_sanjose_latemible2_diegoribeiro.jpg_95
- Houve perda de massa encefálica devido ao projétil, um tubo de plástico, que penetrou no crânio. Por conta disso, a morte foi imediata – explicou José María Vargas à imprensa local.
De acordo com um assessor da presidência do San José, será aberta uma investigação criminal.
– Alguns torcedores do Corinthians atiraram um objeto cilíndrico que acertou o torcedor. Depois os torcedores foram identificados pelo pessoal da inteligência, que encontrou com eles o mesmo objeto que causou a morte – afirmou o coronel Hector Rios, à Fox Sports.
A polícia boliviana deteve 12 corintianos acusados de envolvimento na confusão. Um produtor que filmava os torcedores na arquibancada teve a sua câmera apreendida.
Segundo a delegada Abigail Saba, responsável pela investigação do caso, seis dos 12 já passaram por testes para detecção de resíduos de pólvora em suas mãos. Ela disse que só vai revelar os nomes dos detidos depois de ouvir seus depoimentos, nesta quinta-feira pela manhã.
Revoltados com o acontecimento, torcedores bolivianos chamaram os corintianos de “assassinos” e os juraram de morte. A polícia não permitiu a saída imediata dos alvinegros, que ficaram presos no local do confronto após o apito final. Ao longo do jogo, sinalizadores e outros tipos de fogos de artifício foram notados tanto na torcida local quanto entre os visitantes.
No intervalo da partida, oficiais bolivianos se dirigiram à arquibancada onde a torcida do Corinthians estava posicionada, em busca dos responsáveis pelo acidente. Temendo represália, membros de organizadas rapidamente retiraram faixas e bandeiras, causando tumulto e confusão.
Até mesmo os jornalistas brasileiros que acompanham o Corinthians na Bolívia foram orientados pelos policiais a permanecer no estádio, devido à situação crítica do lado de fora. Pouco mais de uma hora depois do fim do jogo é que a delegação do Timão, torcedores brasileiros e jornalistas puderam deixar o local.

ITORORÓ: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ESCLARECE CASOS DE DENGUE NA CIDADE


ITORORÓ: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ESCLARECE CASOS DE DENGUE NA CIDADE

Maria Rejane e Bárbara Oliveira - Foto: Keile Araújo
Maria Rejane e Bárbara Oliveira – Foto: Keile Araújo
Como é de costume nas épocas de verão, o Aedes aegypti, mosquito da dengue, voltou a figurar como vilão da saúde pública em Itororó. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Maria Rejane, 65 casos da doença já foram notificados e 2 casos foram confirmados nesse início de ano.
Em 2009, o município teve 1007 casos notificados, dos quais 15 hemorrágicas com dois óbitos. Em 2010, esse número foi reduzido para 03 (três) ocorrências, dos quais apenas dois casos confirmados, nenhum hemorrágico e zero óbito.
Itororó ano passado não registrou nenhum caso da doença confirmado e ainda segundo Bárbara Oliveira e Maria Rejane é possível que o último Ciclo do Combate a Dengue em novembro do ano passado não tenha sido feito de maneira adequada e por isso desde o mês de janeiro o Hospital e Maternidade de Itororó tem recebido cerca de 10 pessoas por dia com sintomas da doença.
As pessoas que procuram o Hospital reclamam de dor de cabeça, dor do corpo, dor atrás dos olhos, febre, manchas avermelhadas pelo corpo, vômitos, náuseas. Os sintomas são característicos da dengue, mas, a maioria dos infectados tomam remédios por conta própria e sem se darem conta da gravidade do problema não realizam a coleta de sangue para averiguar a autenticidade da doença.
Maria Regina alerta a população para a prática da coleta caso tenha os sintomas, pois, só assim serão confirmados e averiguados os locais de contaminação e tratada com total segurança e rapidez a desinfecção.
Estou preocupada com a nossa cidade”.
“Acabo de receber a visita do Agente de Endemias em minha residência e vejo que embora eles estejam realizando seu trabalho com o máximo de esforço OS CASOS DE DENGUE TÊM AUMENTADO em nosso munícipio. Precisamos fazer alguma coisa. DENGUE MATA! Eu SOU MÃE e como mãe temo pela vida de meu filho. Estamos dando brecha a um SURTO e com isso virão as MORTES. Eu não quero que a situação chegue a isso, nem esperar que isso aconteça”.
“Conscientize o seu vizinho pelos cuidados corretos com o seu lixo, e como ele administra locais e objetos que podem tornar-se moradias dessas pragas”.
Numa rede social a moradora Clícia Mônica fez esse apelo à população itororoense.
De acordo com Bárbara algumas ações já foram feitas pela secretaria de saúde do município, como: desenvolvimento de campanha de combate a dengue nas unidades de saúde da família, palestras e mutirões de combate a dengue, bloqueio costal – eliminando criadouros em imóveis e casas abandonadas e ações de combate ao vetor no campo.

Cuide dos objetos que tem em sua casa que podem proliferar a Dengue, pois, só assim ficaremos livres desse mal. A população tem que ter consciência e atitude e nos ajudar a combater o problema” pediu a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itororó Maria Rejane.
Informações do Blog Itororó Já