quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ITORORÓ: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ESCLARECE CASOS DE DENGUE NA CIDADE


ITORORÓ: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ESCLARECE CASOS DE DENGUE NA CIDADE

Maria Rejane e Bárbara Oliveira - Foto: Keile Araújo
Maria Rejane e Bárbara Oliveira – Foto: Keile Araújo
Como é de costume nas épocas de verão, o Aedes aegypti, mosquito da dengue, voltou a figurar como vilão da saúde pública em Itororó. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Maria Rejane, 65 casos da doença já foram notificados e 2 casos foram confirmados nesse início de ano.
Em 2009, o município teve 1007 casos notificados, dos quais 15 hemorrágicas com dois óbitos. Em 2010, esse número foi reduzido para 03 (três) ocorrências, dos quais apenas dois casos confirmados, nenhum hemorrágico e zero óbito.
Itororó ano passado não registrou nenhum caso da doença confirmado e ainda segundo Bárbara Oliveira e Maria Rejane é possível que o último Ciclo do Combate a Dengue em novembro do ano passado não tenha sido feito de maneira adequada e por isso desde o mês de janeiro o Hospital e Maternidade de Itororó tem recebido cerca de 10 pessoas por dia com sintomas da doença.
As pessoas que procuram o Hospital reclamam de dor de cabeça, dor do corpo, dor atrás dos olhos, febre, manchas avermelhadas pelo corpo, vômitos, náuseas. Os sintomas são característicos da dengue, mas, a maioria dos infectados tomam remédios por conta própria e sem se darem conta da gravidade do problema não realizam a coleta de sangue para averiguar a autenticidade da doença.
Maria Regina alerta a população para a prática da coleta caso tenha os sintomas, pois, só assim serão confirmados e averiguados os locais de contaminação e tratada com total segurança e rapidez a desinfecção.
Estou preocupada com a nossa cidade”.
“Acabo de receber a visita do Agente de Endemias em minha residência e vejo que embora eles estejam realizando seu trabalho com o máximo de esforço OS CASOS DE DENGUE TÊM AUMENTADO em nosso munícipio. Precisamos fazer alguma coisa. DENGUE MATA! Eu SOU MÃE e como mãe temo pela vida de meu filho. Estamos dando brecha a um SURTO e com isso virão as MORTES. Eu não quero que a situação chegue a isso, nem esperar que isso aconteça”.
“Conscientize o seu vizinho pelos cuidados corretos com o seu lixo, e como ele administra locais e objetos que podem tornar-se moradias dessas pragas”.
Numa rede social a moradora Clícia Mônica fez esse apelo à população itororoense.
De acordo com Bárbara algumas ações já foram feitas pela secretaria de saúde do município, como: desenvolvimento de campanha de combate a dengue nas unidades de saúde da família, palestras e mutirões de combate a dengue, bloqueio costal – eliminando criadouros em imóveis e casas abandonadas e ações de combate ao vetor no campo.

Cuide dos objetos que tem em sua casa que podem proliferar a Dengue, pois, só assim ficaremos livres desse mal. A população tem que ter consciência e atitude e nos ajudar a combater o problema” pediu a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itororó Maria Rejane.
Informações do Blog Itororó Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário